Design sem nome(1)

As Fascinantes Conquistas do professor Dr. Celso Pessanha Machado

A Faculdade URCI tem o orgulho de compartilhar as últimas notícias sobre o distinto professor Dr. Celso Pessanha Machado!

É com grande satisfação que anunciamos a admissão do Dr. Celso Pessanha Machado como membro do CIRET – Centro Internacional de Investigação Transdisciplinar. O CIRET reúne os principais especialistas e pesquisadores no campo da Transdisciplinaridade, contando em seu Conselho de Administração com figuras notáveis como Basarab Nicolescu e Edgar Morin. Ser membro do CIRET na área da transdisciplinaridade é uma verdadeira honra! (Saiba mais em https://ciret-transdisciplinarity.org/index_en.php)

Além de suas realizações acadêmicas, o Dr. Celso Pessanha Machado é um entusiasta astrônomo amador, contribuindo ativamente para dois grupos de pesquisa que incluem pesquisadores da NASA, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade de Oxford: Planet Hunters Tess e Backyardians Worlds. Recentemente, ele enviou à NASA dados relacionados à possível descoberta de um novo asteroide, que, embora altamente provável, ainda aguarda confirmação. Nos últimos anos, suas conquistas incluem a descoberta de uma supernova em 2021, registrada pela NASA, bem como sua participação na descoberta de um exoplaneta a aproximadamente 637 anos-luz da Terra em 2022.

O Dr. Celso Pessanha Machado também tem colaborado ativamente com a NASA e o Caltech, como membro do grupo Backyardians Worlds, na elaboração de um Censo que visa coletar dados detalhados sobre as 4.000 estrelas mais próximas do Sol (até 100 anos-luz de distância), sendo responsável por 340 dessas estrelas. Atualmente, ele está envolvido na pesquisa de 27 exoplanetas com fortes perspectivas de confirmação. Um exoplaneta que ele destaca é o TOI-5174 b, um planeta com características semelhantes a Urano e Netuno, com uma atmosfera rica em hidrogênio e hélio. Para os interessados nesta área, o link para mais informações sobre esse exoplaneta no catálogo da NASA é: https://exoplanets.nasa.gov/exoplanet-catalog/8659/toi-5174-b/

O Dr. Celso Pessanha Machado continua a liderar pesquisas na busca por um possível nono planeta no sistema solar, exoplanetas que orbitam estrelas diferentes do Sol, anãs marrons, objetos transnetunianos na Nuvem de Oort e supernovas. Sua dedicação e conquistas neste campo são verdadeiramente notáveis.

Comments are closed.