PERGUNTAS FREQUENTES
CURSOS LIVRES

1. SOBRE OS CURSOS LIVRES

Curso livre é um curso de menor duração que visa complementar uma qualificação profissional ou propiciar desenvolvimento pessoal em alguma área específica.

Os cursos que ofertamos são na modalidade EaD, com seu desenvolvimento totalmente online. O curso acontece pela internet, disponibilizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o estudante acessa os conteúdos, assiste as videoaulas e realiza as atividades propostas pelos professores.

A duração dos Cursos Livres é variável, pois, para cada curso possui uma carga horária e um prazo para conclusão (início e término).

No site, nas informações sobre os cursos, você também localizará a carga horária. Consulte http://urci.org.br/

O formato EaD proporciona flexibilidade aos estudos, pois o estudante pode acessar os conteúdos e assistir as aulas em qualquer horário e local, dentro do prazo de oferta do curso, conforme seu tempo disponível, podendo conciliar seus estudos com as demais atividades cotidianas. O curso contribui como complemento de qualificação e/ou atualização profissional, bem como no desenvolvimento pessoal, enriquecimento de currículo além de possuir curta duração.

Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.

Não, você pode acessar seu curso durante o período previsto no cronograma – data de início e término – durante 24 horas por dia, 7 dias por semana ininterruptos.

Segundo o Decreto Presidencial N° 5.154 de 23 de julho de 2004, os cursos livres não exigem formação específica para cursá-los, porém a instituição de ensino ofertante irá determinar a qual público o curso é direcionado, conforme os pré-requisitos mínimos necessários para melhor aproveitamento do mesmo.

Sim, todos os cursos livres ofertados possuem material didático no formato PDF e esta disponível para download.

Alguns cursos livres podem servir para completar a carga horária exigida nas Atividades Complementares Obrigatórias dos cursos de graduação. Verifique junto a sua Instituição de Ensino: regras, normas ou manual das Atividades Complementares.

2. MATRÍCULA E PAGAMENTO

Basta acessar o site http://urci.org.br e realizar a aquisição do curso desejado, informando os dados pessoais solicitados. 

Os dados de acesso ao curso serão enviados por e-mail, no prazo de até 72 horas após a confirmação do pagamento.

O prazo máximo para você receber os dados de acesso ao curso é de 72h após a confirmação do pagamento, (verifique sua caixa de lixo eletrônico/spam) e se após esse prazo você não recebeu por e-mail esses dados de acesso, por gentileza entre em contato com a Secretaria Geral.

O pagamento poderá ser efetuado via PayPal. com uma taxa de acréscimo de 7% ao valor da compra. Consulte a Secretaria Geral para orientações.

O boleto poderá ser reimpresso pelo estudante, sem necessidade de entrar em contato com a Secretaria Geral, basta acessar novamente em “dados acadêmicos/ficha financeira” e solicitar emissão do boleto.

Os boletos podem ser pagos em qualquer banco mesmo após o vencimento, não sendo obrigatória a atualização do boleto.

3. ACESSO AOS CURSOS

Entre em contato com a Secretaria Geral para que o problema seja avaliado.

Logo abaixo do local para inserir o login e senha você irá visualizar um botão de nome “Esqueceu a senha?”, clique nele e será orientado.

É um sistema ou software que proporciona a gestão e disponibiliza os conteúdos didáticos dos cursos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA faz uso de ferramentas metodológicas para promover a interação entre estudantes, professores e seus pares, favorecendo ainda a compreensão e assimilação dos conteúdos.

4. METODOLOGIA

A metodologia de ensino ofertada em nossos cursos livres é diversificada e apresenta um percurso de aprendizagem com recursos adequados a todos os perfis de estudantes. Faz uso das ferramentas da EaD, tais como: web conferência ou webinar, fórum (ou lista de discussão), infográficos, quiz, podcast, vídeos, atividades de aprendizagem, dentre outras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, confiança, compreensão e assimilação dos conteúdos, assim como, a interação entre professores, estudantes e o ambiente de aprendizagem. 

5. AVALIAÇÃO

Não há avaliação, mas para emissão do certificado de conclusão o estudante deverá responder a 75% das atividades propostas no decorrer do curso, o que atestará seu aproveitamento e frequência.

Entre o período de início e término do curso, ou seja, as atividades de aprendizagem não fecharão até a conclusão do curso.

6. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Os certificados de conclusão dos cursos livres serão encaminhados pela Secretaria Geral via e-mail após o fechamento do curso, desde que o estudante tenha executado 75% das atividades de aprendizagem propostas.

Não. No valor do curso está incluso o certificado, desde que o estudante tenha concluído os 75% das atividades de aprendizagem dentro do período normal de conclusão do curso.

Entre o período de início e término do curso, ou seja, as atividades de aprendizagem não fecharão até a conclusão do curso.

A Secretaria Geral divulgará o período em que o curso será reaberto possibilitando assim a conclusão das atividades. Os estudantes interessados deverão solicitar à Secretaria Geral sua inscrição nesse novo período mediante requerimento via Portal do Aluno e pagamento de uma taxa de R$15,00 (quinze reais).

Mas atenção, o pagamento dessa taxa é só para os estudantes que não concluíram os 75% das atividades de aprendizagem dentro de período normal de conclusão do curso e desejam o certificado.

7. ASPECTOS LEGAIS

IRCEPE – INSTITUTO ROSE-CROIX DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

CNPJ 05.834.175/0001-18

Sim, o Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004) constitui a base legal de validade desses cursos. Esse decreto estabelece que cursos livres são uma modalidade de educação não formal, de duração variável, que pode ser ofertado na modalidade presencial ou a distância.

8. OUTRAS DÚVIDAS

Envie um e-mail para: atendimento@urci.org.br e responderemos em breve para você ou se preferir ligue para: (41) 3351-3027.