Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES
CURSOS LIVRES

1. SOBRE OS CURSOS LIVRES

O que são cursos livres?

Curso livre é um curso de menor duração que visa complementar uma qualificação profissional ou propiciar desenvolvimento pessoal em alguma área específica.

Como são ofertados os cursos livres?

Os cursos que ofertamos são na modalidade EaD, com seu desenvolvimento totalmente online. O curso acontece pela internet, disponibilizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o estudante acessa os conteúdos, assiste as videoaulas e realiza as atividades propostas pelos professores.

Qual a duração dos cursos livres?

A duração dos Cursos Livres é variável, pois, para cada curso possui uma carga horária e um prazo para conclusão (início e término).

No site, nas informações sobre os cursos, você também localizará a carga horária. Consulte http://urci.org.br/

Por que fazer um curso livre a distância?

O formato EaD proporciona flexibilidade aos estudos, pois o estudante pode acessar os conteúdos e assistir as aulas em qualquer horário e local, dentro do prazo de oferta do curso, conforme seu tempo disponível, podendo conciliar seus estudos com as demais atividades cotidianas. O curso contribui como complemento de qualificação e/ou atualização profissional, bem como no desenvolvimento pessoal, enriquecimento de currículo além de possuir curta duração.

Posso cursar mais de um curso livre simultaneamente?

Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.

Os cursos têm horário para acesso?

Você poderá acessar seu curso durante o período contratado, conforme sua disponibilidade de tempo, ou seja, de segunda a domingo e a qualquer horário.

Existe escolaridade mínima para fazer um curso livre?

Segundo o Decreto Presidencial N° 5.154 de 23 de julho de 2004, os cursos livres não exigem formação específica para cursá-los, porém a instituição de ensino ofertante irá determinar a qual público o curso é direcionado, conforme os pré-requisitos mínimos necessários para melhor aproveitamento do mesmo.

O curso livre possui material didático?

Sim, todos os cursos livres ofertados possuem material didático no formato PDF e está disponível para download.

Os cursos livres são aceitos como carga horária para as Atividades Complementares de cursos de graduação?

Alguns cursos livres podem servir para completar a carga horária exigida nas Atividades Complementares Obrigatórias dos cursos de graduação. Verifique junto a sua Instituição de Ensino: regras, normas ou manual das Atividades Complementares.

2. MATRÍCULA E PAGAMENTO

Quando posso realizar a matrícula em um curso livre?

Basta acessar o site http://urci.org.br e realizar a aquisição do curso desejado, informando os dados pessoais solicitados.

Quais são as formas de pagamento?

Boleto bancário.

Após a confirmação da matrícula, quando terei acesso ao portal do estudante?

As Orientações Iniciais para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) serão enviadas por e-mail logo após a compensação do pagamento da matrícula. A compensação do pagamento pode ocorrer em até 72 horas.

Fiz o pagamento e ainda não recebi a confirmação da minha matrícula e/ou dados de acesso, como devo proceder?

Os dados de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem serão enviados por e-mail logo após a compensação do pagamento da matrícula. Verifique sua caixa de lixo eletrônico/spam, pois a mensagem pode estar nessa caixa. Se após 72 horas da realização do pagamento você não recebeu por e-mail as Orientações Iniciais para acesso ao curso, por gentileza, entre em contato com a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

Não resido no Brasil, como efetuo o pagamento?

O pagamento poderá ser efetuado via PayPal, com uma taxa de acréscimo de 7% ao valor da compra. Consulte a Secretaria Geral para orientações.

Paguei pelo curso, porém não poderei fazê-lo no período oferecido. O que pode ser feito?

Neste caso entre em contato com a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

Imprimi o boleto e perdi o que devo fazer?

O boleto poderá ser reimpresso pelo estudante, sem necessidade de entrar em contato com a Secretaria Geral, basta acessar novamente em “dados acadêmicos/ficha financeira” e solicitar emissão do boleto.

Esqueci de pagar o boleto na data do vencimento, posso pagar o boleto com data vencida, o que devo fazer?

Os boletos podem ser pagos em qualquer banco mesmo após o vencimento, não sendo obrigatória a atualização do boleto.

3. ACESSO AOS CURSOS

Minha senha está correta e não consigo entrar no curso, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

Esqueci a senha, o que eu faço?

Informe a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

É um sistema ou software que proporciona a gestão e disponibiliza os conteúdos didáticos dos cursos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA faz uso de ferramentas metodológicas para promover a interação entre estudantes, professores e seus pares, favorecendo ainda a compreensão e assimilação dos conteúdos.

4. METODOLOGIA

Qual a metodologia de ensino dos cursos livres?

A metodologia de ensino ofertada em nossos cursos livres é diversificada e apresenta um percurso de aprendizagem com recursos adequados a todos os perfis de estudantes. Faz uso das ferramentas da EaD, tais como: web conferência ou webinar, fórum (ou lista de discussão), infográficos, quiz, podcast, vídeos, atividades de aprendizagem, dentre outras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, confiança, compreensão e assimilação dos conteúdos, assim como, a interação entre professores, estudantes e o ambiente de aprendizagem.

5. AVALIAÇÃO

Os cursos livres tem avaliação?

Não há avaliação, mas o estudante deverá responder a todas as atividades de aprendizagem propostas no curso para ter direito a emissão do certificado de conclusão. As atividades de aprendizagem não geram conceito final ou nota final, de modo que o certificado comprova a participação e carga horária total do curso.

Quando eu posso realizar as atividades de aprendizagem?

Poderá realizar as atividades de aprendizagem durante o período contratado do curso, que corresponde a 70 dias consecutivos contados a partir da compensação do pagamento da matrícula.

A compensação do pagamento ocorre na mesma data que o estudante recebe e-mail da URCI com as Orientações Iniciais para acesso ao curso.

6. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Quais são as condições para certificação dos cursos livres?

O certificado de conclusão do curso livre é emitido pelo estudante, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Estará disponível para emissão desde que o estudante tenha participado de todas as atividades de aprendizagem propostas no curso.

Existe algum valor a ser pago para emissão do certificado?

Não há nenhum valor adicional para emissão de certificado, no entanto o certificado só estará disponível para emissão, desde que o estudante tenha participado de todas as atividades de aprendizagem propostas no curso.

Não conclui as atividades de aprendizagem e o período contratado finalizou. O que devo fazer para conseguir o certificado de conclusão?

Os estudantes poderão contratar período adicional para conclusão do curso. O período adicional compreende 20 dias consecutivos e a taxa é de R$20,00. Os interessados deverão solicitar a contratação de período adicional via e-mail: atendimento@urci.org.br.

7. ASPECTOS LEGAIS

Quem vai certificar o curso livre que eu fiz?

IRCEPE – INSTITUTO ROSE-CROIX DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

CNPJ 05.834.175/0001-18

O funcionamento de cursos livres é previsto na legislação do país?

Sim, o Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004) constitui a base legal de validade desses cursos. Esse decreto estabelece que cursos livres são uma modalidade de educação não formal, de duração variável, que pode ser ofertado na modalidade presencial ou a distância.

8. OUTRAS DÚVIDAS

Ainda com dúvidas?

Envie um e-mail para: atendimento@urci.org.br e responderemos em breve para você ou se preferir ligue para: (41) 3351-3027.