O PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

O PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

NOME DO CURSO: O PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

PROFESSORA: Dra. Irlandia Maria Serra Negra Coelho Rocha

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5099887146498507 

CARGA HORÁRIA: 40 horas

INÍCIO DO CURSO: 05/04/2021 – (porém as inscrições estão abertas até o dia 09/04/2021)

MATRÍCULAS ABERTAS

INVESTIMENTO: R$89,90 (parcela única).

SINOPSE

O curso provoca os sentidos e a sensibilidade acerca do Patrimônio Cultural Brasileiro. Apresenta lugares de memórias; visão histórica e crítica da cultura enfatizando música, dança e alimentos; tradições e costumes, os saberes e fazeres, presentes no espaço onde circulamos e convivemos.

O estudante irá evidenciar o Patrimônio Cultural Brasileiro como objeto de estudo, pesquisa e preservação: seja referente ao patrimônio material como museus, escolas, centros documentais, igrejas e demais espaços religiosos e o patrimônio imaterial constituído pelos os hábitos e costumes, saberes e fazeres, tais como, culinária, danças e músicas típicas.

O curso será ministrado pela professora Dra. Irlandia Maria Serra Negra Coelho Rocha, com destaque profissional na direção de museu, coordenação de Polo de Arte Educação, produção intelectual como publicação de livros, de artigos em revistas e anais de Congressos no Brasil e exterior. Sua experiência profissional aliada à metodologia transforma o curso em um passeio cultural instigante, de exploração e (re)significação do Patrimônio Cultural Brasileiro e a Educação Patrimonial.

Vamos conhecer a riqueza deste Brasil “lugar de memórias” e como aplicar em programas e atividades educativas?

CONTEÚDO

AULA 1: Eu, Tu, Nós e o MUSEU, o que temos em comum?
Conteúdos: História e a origem do Museu, suas mutações ao longo dos tempos; Educação Patrimonial e seus objetivos.

AULA 2: Processos metodológicos para programas educativos em museus.
Conteúdos: Programas educativos nos Museus, sua metodologia e a aplicação, exemplificando com o Projeto Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista.

AULA 3: Estudo de caso: Brasília, cidade patrimônio.
Conteúdos: Estudo de caso, apresentando um projeto interdisciplinar para o docente desenvolver em sala de aula.

AULA 4: Os encantos do Patrimônio Cultural Imaterial.
Conteúdos: Conceito de cultura, patrimônio cultural imaterial, identidades e referências culturais.

AULA 5: Patrimônio: conceito, história e atividades educativas.
Conteúdos: Patrimônio: conceitos e história; atividades práticas em sala de aula.

AULA 6: Saberes e Celebrações reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial.
Conteúdos: Conceitos sobre celebração, formas de expressão, saberes e práticas com destaque da cultura alimentar.

Público-Alvo
Destinado aos membros, às pessoas que se identificam com a filosofia rosacruz e a todas as pessoas interessadas no tema, sejam professores ou profissionais de diversas áreas.

Certificado

O Certificação de conclusão do curso livre será emitido mediante 75% de conclusão das atividades propostas.

PERGUNTAS FREQUENTES
CURSOS LIVRES

O que são cursos livres?

Curso livre é um curso de menor duração que visa complementar uma qualificação profissional ou propiciar desenvolvimento pessoal em alguma área específica.

Como são ofertados os cursos livres?

Os cursos que ofertamos são na modalidade EaD, com seu desenvolvimento totalmente online. O curso acontece pela internet, disponibilizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o estudante acessa os conteúdos, assiste as videoaulas e realiza as atividades propostas pelos professores.

Qual a duração dos cursos livres?

A duração dos Cursos Livres é variável, pois, para cada curso possui uma carga horária e um prazo para conclusão (início e término).

No site, nas informações sobre os cursos, você também localizará a carga horária. Consulte http://urci.org.br/

Por que fazer um curso livre a distância?

O formato EaD proporciona flexibilidade aos estudos, pois o estudante pode acessar os conteúdos e assistir as aulas em qualquer horário e local, dentro do prazo de oferta do curso, conforme seu tempo disponível, podendo conciliar seus estudos com as demais atividades cotidianas. O curso contribui como complemento de qualificação e/ou atualização profissional, bem como no desenvolvimento pessoal, enriquecimento de currículo além de possuir curta duração.

Posso cursar mais de um curso livre simultaneamente?

Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.

Os cursos têm horário para acesso?

Não, você pode acessar seu curso durante o período previsto no cronograma – data de início e término – durante 24 horas por dia, 7 dias por semana ininterruptos.

Existe escolaridade mínima para fazer um curso livre?

Segundo o Decreto Presidencial N° 5.154 de 23 de julho de 2004, os cursos livres não exigem formação específica para cursá-los, porém a instituição de ensino ofertante irá determinar a qual público o curso é direcionado, conforme os pré-requisitos mínimos necessários para melhor aproveitamento do mesmo.

O curso livre possui material didático?

Sim, todos os cursos livres ofertados possuem material didático no formato PDF e esta disponível para download.

Os cursos livres são aceitos como carga horária para as Atividades Complementares de cursos de graduação?

Alguns cursos livres podem servir para completar a carga horária exigida nas Atividades Complementares Obrigatórias dos cursos de graduação. Verifique junto a sua Instituição de Ensino: regras, normas ou manual das Atividades Complementares.

Quando posso realizar a matrícula em um curso livre?

Basta acessar o site http://urci.org.br e realizar a aquisição do curso desejado, informando os dados pessoais solicitados. 

Quais são as formas de pagamento?

Boleto bancário.

Após a confirmação da matrícula, quando terei acesso ao portal do estudante?

Os dados de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem serão enviados por e-mail, no prazo de até 72 horas antes do início do curso.

 

Fiz o pagamento e ainda não recebi a confirmação da minha matrícula e/ou dados de acesso, como devo proceder?

Os dados de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem serão enviados por e-mail, no prazo de até 72 horas antes do início do curso. Verifique sua caixa de lixo eletrônico/spam. Se após esse prazo você não receber por e-mail esses dados de acesso, por gentileza, entre em contato com a Secretaria Geral.

Não resido no Brasil, como efetuo o pagamento?

O pagamento poderá ser efetuado via PayPal. com uma taxa de acréscimo de 7% ao valor da compra. Consulte a Secretaria Geral para orientações.

Paguei pelo curso, porém não poderei fazê-lo no período oferecido. O que pode ser feito?

Neste caso entre em contato com a Secretaria Geral.

Imprimi o boleto e perdi o que devo fazer?

O boleto poderá ser reimpresso pelo estudante, sem necessidade de entrar em contato com a Secretaria Geral, basta acessar novamente em “dados acadêmicos/ficha financeira” e solicitar emissão do boleto.

Esqueci de pagar o boleto na data do vencimento, posso pagar o boleto com data vencida, o que devo fazer?

Os boletos podem ser pagos em qualquer banco mesmo após o vencimento, não sendo obrigatória a atualização do boleto.

Minha senha esta correta e não consigo entrar no curso, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria Geral para que o problema seja avaliado.

Esqueci a senha, o que eu faço?

Logo abaixo do local para inserir o login e senha você irá visualizar um botão de nome “Esqueceu a senha?”, clique nele e será orientado.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

É um sistema ou software que proporciona a gestão e disponibiliza os conteúdos didáticos dos cursos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA faz uso de ferramentas metodológicas para promover a interação entre estudantes, professores e seus pares, favorecendo ainda a compreensão e assimilação dos conteúdos.

Qual a metodologia de ensino dos cursos livres?

A metodologia de ensino ofertada em nossos cursos livres é diversificada e apresenta um percurso de aprendizagem com recursos adequados a todos os perfis de estudantes. Faz uso das ferramentas da EaD, tais como: web conferência ou webinar, fórum (ou lista de discussão), infográficos, quiz, podcast, vídeos, atividades de aprendizagem, dentre outras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, confiança, compreensão e assimilação dos conteúdos, assim como, a interação entre professores, estudantes e o ambiente de aprendizagem. 

Os cursos livres tem avaliação?

Não há avaliação, mas para emissão do certificado de conclusão o estudante deverá responder a 75% das atividades propostas no decorrer do curso, o que atestará seu aproveitamento e frequência.

Quando eu posso realizar as atividades de aprendizagem?

Entre o período de início e término do curso, ou seja, as atividades de aprendizagem não fecharão até a conclusão do curso.

Como irei receber o certificado de conclusão do curso livre?

Os certificados de conclusão dos cursos livres serão emitidos pela plataforma após o fechamento do curso, desde que o estudante tenha executado 75% das atividades de aprendizagem propostas.  

Para emissão do certificado existe algum valor a ser pago?

Não. No valor do curso está incluso o certificado, desde que o estudante tenha concluído os 75% das atividades de aprendizagem dentro do período normal de conclusão do curso.

Não conclui 75% das atividades de aprendizagem, o que devo fazer para conseguir o certificado de conclusão?

A Secretaria Geral divulgará o período em que o curso será reaberto possibilitando assim a conclusão das atividades. Os estudantes interessados deverão solicitar à Secretaria Geral sua inscrição nesse novo período mediante requerimento via Portal do Aluno e pagamento de uma taxa de R$15,00 (quinze reais).

Mas atenção, o pagamento dessa taxa é só para os estudantes que não concluíram os 75% das atividades de aprendizagem dentro de período normal de conclusão do curso e desejam o certificado.

Quem vai certificar o curso livre que eu fiz?

IRCEPE – INSTITUTO ROSE-CROIX DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

CNPJ 05.834.175/0001-18

O funcionamento de cursos livres é previsto na legislação do país?

Sim, o Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004) constitui a base legal de validade desses cursos. Esse decreto estabelece que cursos livres são uma modalidade de educação não formal, de duração variável, que pode ser ofertado na modalidade presencial ou a distância.

Ainda com dúvidas?

Envie um e-mail para: atendimento@urci.org.br e responderemos em breve para você ou se preferir ligue para: (41) 3351-3027.