Mosaico: a arte expressando sua riqueza
Mosaico: a arte expressando sua riqueza

O Espaço de Arte Francis Bacon, da Ordem Rosacruz AMORC, recebe a partir de 14 de setembro a exposição em mosaico “Minha jornada pela arte musiva”, da mosaicista Denise Raasch Marcelino. A mostra apresenta obras que representam a trajetória da artista na arte do mosaico desde 2004, das mais simples às mais elaboradas, sempre aprimorando a técnica. A exposição ficará aberta até o dia 30 de outubro.

O mosaico, também conhecido como arte musiva, é um método que existe há milênios e consiste em organizar, cortar e colar tesselas sobre uma superfície formando imagens. Nesta técnica são usados o mármore, o vidro, as pedras e ainda outros materiais. “Escolhi esta técnica porque é um trabalho apaixonante, que exige muita paciência, esmero e criatividade. Mas o resultado é sempre surpreendente”, conta Denise.

O mosaico entrou na vida da artista há 11 anos, depois que viu uma peça em uma loja de artes. “Achei o trabalho maravilhoso e passei então a pesquisar e procurar alguém que me ensinasse a técnica. Ao aprender e exercitar, ao longo desses anos, fui vendo as imensas possibilidades que esse tipo de arte proporcionava. Hoje, quanto mais faço, mais gosto!”, diz Denise.

O tema desta exposição, “Minha jornada pela arte musiva”, foi escolhido por ser a primeira exposição individual de Denise. “É uma oportunidade de expor os meus trabalhos que mostram todas as fases da minha vida como mosaicista. Dos mais simples aos mais complexos”. Para complementar e enriquecer seu trabalho, a artista cita uma frase muito importante para ela e que tem afinidade com esta exposição: “A arte existe porque a vida não basta”, do poeta Ferreira Gullar. “Porque a arte alimenta o espírito, alenta a alma e transforma o mundo. É a pura expressão do eu interior e permite ao artista deixar o seu legado para as gerações futuras. Viver, apenas por viver, não basta!”, complementa a mosaicista, que usa a arte para expressar sua criatividade e mostrar que não está nesta vida apenas de passagem.

Curitiba: Capital Nacional da Arte em Mosaico

Está em andamento um projeto de lei no Senado Federal, sob o nº 403, de 2015, o qual confere a Curitiba o título de Capital Nacional da Arte em Mosaico. Se aprovado, este título trará grande prestígio para os artistas de Curitiba. “Curitiba sempre teve muita importância dentro do mundo da arte musiva. Ao pesquisar o que poderia ser feito para melhorar esta questão e fazer justiça à importância do mosaico na nossa capital, surgiu oportunidade da criação do referido projeto de lei. A ideia foi muito bem recebida pelo senador Álvaro Dias, que levou adiante o projeto de lei”, conta Denise.

Esse projeto pode contribuir muito com a cena artística da cidade, pois alguns recursos poderão ser direcionados para investimentos em melhores condições para o aperfeiçoamento da arte, para o desenvolvimento de novos artistas e para a criação de espaços adequados para exposições, além de atrair artistas de outras regiões do Brasil.

Sobre a artista:

Denise Raasch Marcelino (Tessel-Art – Mosaicos Decorativos) é natural de Curitiba e sempre trabalhou usando a criatividade – ora com a criação de moda infanto-juvenil, ora com outra ocupação paralela a este universo. Sentindo necessidade de se envolver mais com a arte, optou pelo mosaico depois que se encantou com uma pequena peça.
Hoje o mosaico é para ela um alento, um prazer e uma alegria. Já realizou diversas exposições, conquistando inclusive a premiação de 3º lugar no Concurso “Luz Sustentável”. Seus trabalhos “Primavera” e “Flores Brancas” foram publicados no Mosaic Yearbook de 2006. Seu talento também figura no livro “Mosaico sem Segredos”, da autora Bea Pereira.

Serviço
Evento: Exposição em Mosaico “Minha jornada pela arte musiva”
Data: de 14 de setembro a 30 de outubro de 2015.
Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca
Horário: de segunda a sexta-feira das 13h às 17h30.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on Pinterest