II Colóquio Ciência e Espiritualidade

II Colóquio Ciência e Espiritualidade

II Colóquio Ciência e Espiritualidade
Sociedades Secretas, Usos do Passado e o Fenômeno Religioso
Data: 28-29 de Novembro de 2017.

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Horário: das 18:00 às 21:00.

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 524 auditório 11 – Maracanã -Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Informações: nehmaat@gmail.com

Realização:
O II Colóquio Ciência e Espiritualidade com a temática Sociedades Secretas, Usos do Passado e o Fenômeno Religioso é uma realização do:

Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPER-UERJ) do Centro de Ciências Sociais;

Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar da Universidade Federal Fluminense – Campos (NEHMAAT-UFF);

Laboratório História, Espiritualidade e Religiosidade da Universidade Federal Fluminense – Campos (LHER-UFF);

Núcleo URCI – RJ1 (Universidade Rose+Croix Internacional).

Apoio:
Centro de Ciências Sociais – UERJ;
Prefeitura do Campus UERJ;
Universidade Rose+Croix Internacional – URCI;
Revista Mundo Antigo.
Instituto Mukharajj
O Colóquio:
Em 2017 parece haver certa consciência que estamos vivendo situações inusitadas e transformadoras tanto no Brasil quanto no Mundo. De fato, a intolerância, o fundamentalismo e as dificuldades presentes nos diversos segmentos da sociedade brasileira e mundial parecem ser reconhecidas por muitos. Infelizmente, a solução parece ser de difícil execução. Desta forma, tomamos esta data como ponto de partida para algumas reflexões a respeito da relação Ciência e Espiritualidade e como estes campos podem ser tratados com equilibro e respeito – algo que tem faltado na atualidade.
Assim em 2017 entre tantas datas registramos os 850 anos do movimento dos Cátaros, os 710 anos da perseguição aos Templários, os 500 anos da Reforma Protestante, os 400 anos da associação dos rosacruzes ao Egito Antigo, 300 anos da fundação da primeira Grande Loja Maçônica, os 300 anos da descoberta da estátua de Nossa Senhora Aparecida – a padroeira do Brasil e os 100 anos da Aparição de Fátima. No campo político os 100 da Revolução Russa, e os 80 anos do Estado Novo e no campo das novas ciências podemos citar os 70 anos da Ufologia.
Nem todas estas temáticas serão tratadas diretamente neste II Colóquio, mas existe a possibilidade de certas conexões a partir das sociedades secretas e das diversas formas de espiritualidade desenvolvidas.
O Colóquio Ciência e Espiritualidade pretende estabelecer vanguardas e ampliar os horizontes da pesquisa partindo do Mundo Antigo e da Idade Média, mas sempre tendo por base um método cientifico/investigativo flexível que permita novas abordagens e novos paradigmas.
Se isso o agrada caro leitor, então venha participar deste II Colóquio Ciência e Espiritualidade, promovido pelo Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPER-UERJ) do Centro de Ciências Sociais; pelo Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar da Universidade Federal Fluminense – Campos (NEHMAAT-UFF); pelo Laboratório História, Espiritualidade e Religiosidade da Universidade Federal Fluminense – Campos (LHER-UFF) e pelo Núcleo URCI – RJ1 (Universidade Rose+Croix Internacional).

Objetivos:
•Congregar todos os pesquisadores que tenham trabalhos ou interesse na relação Ciência e Espiritualidade;
•Estimular o público interessado na relação Ciência e Espiritualidade a participar e debater as temáticas apresentadas.
•Demonstrar, quando possível, o conceito dos Usos do Passado (Antiguidade e Idade Média) frente às sociedades secretas, à espiritualidade e a religiosidade.

Eixo temático:
Sociedades Secretas, Usos do Passado e o Fenômeno Religioso.

Coordenação Geral:
Prof. Dr. Adílio Marques Prof. Dr. Julio Cesar Mendonça Gralha Profª Drª Telma Rosina Simoni da Gama
Comissão Organizadora:
Prof. Dr. Adílio Marques Prof. Dr. Julio Cesar Mendonça Gralha Profª Drª Telma Rosina Simoni da Gama
Público Alvo:
•Professores, pesquisadores e alunos interessados na relação Ciência e Espiritualidade e, sobretudo das Ciências Humanas, Ciência da Religião;
•Todos os interessados na relação Ciência e Espiritualidade.

Inscrição (gratuita):

•Data limite: 27-Novembro-2017;
•Inscrições: no site http://www.nehmaat.uff.br
•Certificado de 10ha.

Programação:

Modalidade do Evento:
• Mesa de debate com conferencistas
o Apresentação: 20 minutos,
o Debate: 60 minutos.
o Certificado presencial para os palestrantes.
o Certificado presencial para os ouvintes.

Publicações:
• Caderno de resumos (on-line) com ISSN (a ser publicado);

O EVENTO TEVE 95 PRESENTES.