Universidade Rose-Croix Internacional

A Universidade Rose-Croix Internacional conhecida em todo o mundo sob a sigla URCI foi fundada em 1934 nos Estados Unidos, pelos responsáveis da AMORC – Antiquus Mysticusque Ordo Rosae Crucis e é composta essencialmente por Rosacruzes especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Na Jurisdição de Língua Portuguesa a URCI estrutura-se como uma universidade livre que visa estabelecer um diálogo entre a sabedoria Rosacruz e o universo científico.

A URCI conta com uma ampla estrutura dentro do Parque Rosacruz, em Curitiba composta pela Biblioteca Alexandria – AMORC, Espaço de Arte Francis Bacon, Auditório H. Spencer Lewis, Museu Egípcio e Rosacruz, Parque Gráfico e o complexo Educacional Morada do Silêncio, colocados a serviço do Ser Humano e da sociedade em geral.

A URCI, através do Centro Cultural, desenvolve, promove e realiza atividades culturais, educacionais, artísticas e científicas de natureza ampla, voltadas para crianças, jovens e adultos em sua sede em Curitiba e nos seus Organismos Afiliados, denominados Lojas, Capítulos, Pronaoi e Heptadas Martinistas, bem como em Universidades parceiras.

Nossa Missão

“A Universidade Rose-Croix Internacional – URCI é uma Universidade Livre que tem por Missão promover a educação do Ser Humano integral, produzir conhecimento científico, formação, pesquisa e extensão, acessível a todos os interessados na construção de uma sociedade justa, possuidora de valores éticos que reflitam uma cultura de paz, humanismo e respeito à liberdade de pensamento”.

Reitoria

A URCI é presidida pelo Reitor, Grande Mestre da AMORC, auxiliado pelo Coordenador Científico-Acadêmico e pelo Conselho Jurisdicional de Pesquisa, Educação e Extensão.

Em 2013 a URCI iniciou um processo de intercâmbio institucional com universidades convencionais.

A Universidade Rose-Croix Internacional da Jurisdição de Língua Portuguesa – URCI é o órgão da Grande Loja da AMORC que apoia e instrumentaliza a Instituição, dentro de suas áreas de atuação, na produção, atualização e difusão de conhecimentos, promovendo um diálogo transdisciplinar entre seus ensinamentos tradicionais e a ciência contemporânea.

A URCI na Jurisdição de Língua Portuguesa

1. Estrutura Acadêmica

O objetivo da URCI é reunir os rosacruzes que desejam realizar ou aprofundar trabalhos de pesquisa com enfoque inter e transdisciplinar sobre temas específicos, relacionados à filosofia, ao misticismo e aos ensinamentos da Ordem Rosacruz, AMORC e integrá-los às perspectivas científicas e aos conhecimentos de outras tradições e culturas. Para isso, a URCI desenvolve metodologias e tecnologias de investigação, promove atividades de ensino e extensão e oferece serviços à comunidade. A URCI da Jurisdição de Língua Portuguesa estrutura-se a partir de um Conselho Jurisdicional de Pesquisa, Educação e Extensão, que reúne especialistas titulados nas diversas áreas do conhecimento, além de Comissões permanentes que possibilitam a consecução dos trabalhos, como a Comissão de Pesquisa, a Comissão Educacional e a Comissão Editorial. Abrange, de forma integrada com Grupos de Pesquisas, que atuam nos moldes CNPq, diversas áreas do conhecimento: Medicina e Saúde ; Psicologia; História

2. A Quem é Direcionada a Produção da URCI?

A URCI produz conhecimentos em duas vertentes distintas. Como universidade livre, numa perspectiva de interface com a ciência e a sociedade, produz um conhecimento aberto ao público em geral veiculado em publicações e eventos acadêmicos, como nos Congressos, Simpósios etc. e em livros e na revista “O Rosacruz”. Como universidade corporativa produz um conhecimento restrito, interno, voltado para a Tradição, apresentado em monografias especiais, discursos para Templo além de artigos e revista
“Fórum Rosacruz”.

3. Quem Pode Participar ?

A participação na URCI se dá em diferentes níveis. Membros titulados e de notório saber são convidados pelo reitor na pessoa do Grande Mestre a participarem
do Conselho Jurisdicional de Pesquisa, Educação e Extensão, cuja função é auxiliar a GLP na estruturação das diretrizes da URCI na jurisdição.

E das Comissões Executivas (Editorial, Pesquisa e Educação) que tem por objetivo
a implementação da URCI na jurisdição. Como pesquisadores, os membro deverão
ter condições de incorporar-se a um Grupo de Pesquisa através de um Projeto
de Pesquisa, que poderá ser coletivo e/ou individual; além da participação como alunos, como participantes dos Congressos, Seminários, Simpósios e/ou Cursos
que são oferecidos pelo órgão.

Se você deseja participar das atividades da URCI entre em contato através do telefone 041-3351-3014 ou email urci@amorc.org.br

4. Transdisciplinaridade

Os conhecimentos gerados nesta interlocução alimentam um grande banco de informações que reúne a produção místico-intelectual, cuja gestão do conhecimento contribui para a consolidação da missão da AMORC.

5. Posicionamiento Teórico

Os Rosacruzes desde sempre buscaram a paz. Historicamente nossos registros apontam para a militância silenciosa por um mundo melhor através do estudo do universal numa sociedade cada vez mais complexa. O pensamento fragmentado é incompatível com a busca da paz na terra.

Em absoluta concordância com o projeto CIRET – UNESCO, denominado Evolução Transdisciplinar da Universidade, temos como ideia nuclear das ações o pensamento de que há uma relação direta e não contornável entre paz e transdisciplinaridade.
Assim, em linha com o projeto CIRET – UNESCO, desenvolvemos uma Universidade cuja universalidade de saberes remete o pesquisador ao aprendizado de
conhecimentos, mas também à vivência da cultura, da arte, da espiritualidade e da vida.