Design sem nome(1)

As Fascinantes Conquistas do professor Dr. Celso Pessanha Machado

A Faculdade URCI tem o orgulho de compartilhar as últimas notícias sobre o distinto professor Dr. Celso Pessanha Machado!

É com grande satisfação que anunciamos a admissão do Dr. Celso Pessanha Machado como membro do CIRET – Centro Internacional de Investigação Transdisciplinar. O CIRET reúne os principais especialistas e pesquisadores no campo da Transdisciplinaridade, contando em seu Conselho de Administração com figuras notáveis como Basarab Nicolescu e Edgar Morin. Ser membro do CIRET na área da transdisciplinaridade é uma verdadeira honra! (Saiba mais em https://ciret-transdisciplinarity.org/index_en.php)

Além de suas realizações acadêmicas, o Dr. Celso Pessanha Machado é um entusiasta astrônomo amador, contribuindo ativamente para dois grupos de pesquisa que incluem pesquisadores da NASA, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade de Oxford: Planet Hunters Tess e Backyardians Worlds. Recentemente, ele enviou à NASA dados relacionados à possível descoberta de um novo asteroide, que, embora altamente provável, ainda aguarda confirmação. Nos últimos anos, suas conquistas incluem a descoberta de uma supernova em 2021, registrada pela NASA, bem como sua participação na descoberta de um exoplaneta a aproximadamente 637 anos-luz da Terra em 2022.

O Dr. Celso Pessanha Machado também tem colaborado ativamente com a NASA e o Caltech, como membro do grupo Backyardians Worlds, na elaboração de um Censo que visa coletar dados detalhados sobre as 4.000 estrelas mais próximas do Sol (até 100 anos-luz de distância), sendo responsável por 340 dessas estrelas. Atualmente, ele está envolvido na pesquisa de 27 exoplanetas com fortes perspectivas de confirmação. Um exoplaneta que ele destaca é o TOI-5174 b, um planeta com características semelhantes a Urano e Netuno, com uma atmosfera rica em hidrogênio e hélio. Para os interessados nesta área, o link para mais informações sobre esse exoplaneta no catálogo da NASA é: https://exoplanets.nasa.gov/exoplanet-catalog/8659/toi-5174-b/

O Dr. Celso Pessanha Machado continua a liderar pesquisas na busca por um possível nono planeta no sistema solar, exoplanetas que orbitam estrelas diferentes do Sol, anãs marrons, objetos transnetunianos na Nuvem de Oort e supernovas. Sua dedicação e conquistas neste campo são verdadeiramente notáveis.

Medalha da Inconfidência

Estimado Membro Rosacruz, Frater Paulo Paranhos, foi condecorado com a Medalha da Inconfidência pelo Governo de Minas Gerais

 

No dia 18 de abril foi realizada uma cerimônia para a entrega da Medalha da Inconfidência pelo Governo do Estado de Minas Gerais aos homenageados a partir do ano de 2020. Entre eles, um membro ativo de nossa Amada Ordem foi homenageado com esta importante condecoração.

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. Ela foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek, e é entregue sempre na semana que celebra o Dia de Tiradentes. O frater Paranhos foi presenteado no ano de 2020, contudo, devido à pandemia, a medalha não foi entregue nos anos de 2020, 2021 e 2022.

Paulo Paranhos foi indicado na condição de museólogo e historiador com o trabalho que realizou e continua realizando em Minas Gerais. Além de escrever sobre a história de Minas Gerais, ele fundou 2 museus: o Museu Histórico e Genealógico de Caxambu, em 2010, e o Museu Ferroviário de Soledade de Minas, em 2020. Frater Paranhos também é membro titular da cadeira número 26 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. No ano de 2016, frater Paranhos recebeu a Medalha Santos Dumont, também do governo de Minas Gerais, pelas mesmas razões.

 

Apresentamos um pouco mais sobre o honorável frater Paulo Paranhos

É historiador, museólogo, bacharel em Direito, licenciado em Letras – Língua Portuguesa e pós-graduado em Revisão de Textos. Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Academia Caxambuense de Letras, da Academia Teresopolitana de Letras e da Academia Luso – Brasileira de Letras. Professor universitário, é autor, entre outras, das seguintes obras: Confesso que errei: um estudo para dirimir dúvidas da língua portuguesa; Será assim se não mudarem: o uso do hífen; História do Rio de Janeiro: os tempos cariocas; História de Caxambu para jovens; Nas Minas do Sul das Gerais; Pelos caminhos de Caxambu; Hildegard a de B ingen, mística santa; São Jerônimo: um historiador da Igreja na Antiguidade Tardia; Tributo aos imortais; Padre Antônio Vieira, o delírio da fé.

Frater Paranhos tem sido um colaborador permanente no trabalho de revisão dos textos dos livros publicados pela AMORC e pela revisão dos conteúdos escritos das várias disciplinas da Faculdade URCI, sendo professor conteudista da Unidade Curricular do curso de Administração.

É um grande orgulho poder contar com o talento e a dedicação do Frater Paranhos nos trabalhos da Ordem Rosacruz e da URCI em nosso país.