Categories:

O curso proporciona o conhecimento da história do cinema mudo e as relações entre as tensões do período de produção e a obra autoral. Abordará os filmes de humor slapstick (comédia-pastelão) de Buster Keaton, o início do gênero terror com o expressionismo alemão e o humanismo da obra de Charles Chaplin, que é considerado um dos maiores artistas da história do cinema.

INSCREVA-SE!

DATA DE INÍCIO DO CURSO: 21/06/2020

PROFESSOR: Dr. Everton Luis Sanches

CARGA HORÁRIA: 40 horas

LOCAL: disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA.

INVESTIMENTO: 89,90 (parcela única)

INSCRIÇÕES ABERTAS

CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/5607825921049936

SINOPSE 

O curso proporciona o conhecimento da história do cinema mudo e as relações entre as tensões do período de produção e a obra autoral. Abordará os filmes de humor slapstick (comédia-pastelão) de Buster Keaton, o início do gênero terror com o expressionismo alemão e o humanismo da obra de Charles Chaplin, que é considerado um dos maiores artistas da história do cinema.

Oportuniza ao estudante analisar a definição e a linguagem do cinema, o cinema mudo enquanto obra de arte e alguns dos seus principais representantes, assim como estimula o pensamento crítico quanto às abordagens realizadas por Buster Keaton, pelos representantes do expressionismo alemão e por Charles Chaplin, relacionando os contextos sociais aos quais eles remetem, tais como medo, os dilemas da indústria cinematográfica, a pobreza, o trabalho entre outros temas.

A metodologia utilizada estabelece um diálogo agradável e envolvente enquanto a análise do cinema, do filme, seu contexto de realização, entre as ideias roteirizadas e o tratamento imagético dado às mesmas são trabalhadas.

O curso será ministrado pelo professor Dr. Everton Luís Sanches, que é ator e diretor (DRT 0036217/SP), possui pós-doutorado em História e Cultura e, em seus estudos, pesquisou o significado histórico da obra de Charles Chaplin. Dentro de sua área de atuação estão o teatro, o cinema, o comportamento humano e as transformações socioculturais. Seu conhecimento acadêmico-científico, aliado à sua experiência artística e profissional, transfere ao curso informações contextualizadas, significativas e atuais, permitindo ao estudante que o seu percurso de estudo seja prazeroso e encantador.

É nesse panorama que oferecemos o curso Cinema Mudo em Três Atos: Terror, Humor e Humanismo.

Surpreenda-se, inscreva-se no curso!

CONTEÚDO

AULA 1: “O cinema mudo enquanto linguagem”  

– O início: cinema enquanto evolução da técnica da fotografia e entendido como “teatrinho elétrico”.

AULA 2: “O cinema mudo enquanto linguagem” 

– Teoria do cinema na década de 1910: diferenciando o cinema do teatro.

– O cinema mudo enquanto forma de expressão cativando multidões.

AULA 3: “Expressionismo alemão” 

– Breve definição e história do início do cinema alemão.

AULA 4: “Expressionismo alemão”

– O cinema do medo e o contexto da República de Weimar.

– De Kaligari a Hitler: o filme, o imaginário e a política alemã.

AULA 5: “Buster Keaton e o slapstick (comédia-pastelão)” 

– Quem foi Buster Keaton: o homem que nunca ria.

– Os curtas-metragens em análise.

– O longa-metragem e o aprofundamento da abordagem.

AULA 6: “Charles Chaplin: cinema mudo superlativo”

– Quem foi Charles Chaplin: o ator precoce inglês, suas contradições e o desenlace no cinema.

– Os curtas-metragens em análise.

– O longa-metragem, a defesa do cinema mudo e o aprofundamento da abordagem.

Público-Alvo 

Destinado a todas as pessoas interessadas no tema, sejam professores ou profissionais de diversas áreas e a todos os que, de alguma forma, estão ligados ao tema proposto, inclusive pesquisadores e docentes. Aos profissionais das várias áreas que poderão adaptar os conhecimentos fornecidos no curso em seus respectivos campos de atuação. Inclusive, às pessoas que se identificam com a filosofia rosacruz e aos afiliados à AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosacruz).

Certificado 

Não haverá avaliação ao final do curso, mas para que o estudante receba seu certificado de conclusão do curso livre, deverá ter concluído 75% (mínimo) do total das atividades de aprendizagem propostas durante as aulas.

O prazo máximo para o estudante desenvolver as atividades de aprendizagem é divulgado no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA e quando a URCI encaminha as orientações iniciais para acesso ao curso (sempre com tempo para o estudante se programar). É possível conferir essas informações na sala de estudos virtuais.

* Aulas, horários e atividades.

O curso “Cinema Mudo em Três Atos: Terror, Humor e Humanismo” está previsto para iniciar no dia 17/05/2021 e é um curso totalmente à distância, ou seja, você poderá estudar no dia e no horário em que tiver disponibilidade dentro do período de oferta do curso. Depois que confirmar a matrícula através do pagamento do boleto, os dados de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA serão enviados por e-mail (para o e-mail cadastrado) em até 72h antes do início do curso.

Contato

Ficou ainda com alguma dúvida? Por favor, entre em contato pelo e-mail: atendimento@urci.org.br ou pelo telefone (41) 3351-3018

inscreva-se agora!

para: (41) 3351-3027.

PERGUNTAS FREQUENTES
CURSOS LIVRES

1. SOBRE OS CURSOS LIVRES

O que são cursos livres?

Curso livre é um curso de menor duração que visa complementar uma qualificação profissional ou propiciar desenvolvimento pessoal em alguma área específica.

Como são ofertados os cursos livres?

Os cursos que ofertamos são na modalidade EaD, com seu desenvolvimento totalmente online. O curso acontece pela internet, disponibilizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o estudante acessa os conteúdos, assiste as videoaulas e realiza as atividades propostas pelos professores.

Qual a duração dos cursos livres?

A duração dos Cursos Livres é variável, pois, para cada curso possui uma carga horária e um prazo para conclusão (início e término).

No site, nas informações sobre os cursos, você também localizará a carga horária. Consulte http://urci.org.br/

Por que fazer um curso livre a distância?

O formato EaD proporciona flexibilidade aos estudos, pois o estudante pode acessar os conteúdos e assistir as aulas em qualquer horário e local, dentro do prazo de oferta do curso, conforme seu tempo disponível, podendo conciliar seus estudos com as demais atividades cotidianas. O curso contribui como complemento de qualificação e/ou atualização profissional, bem como no desenvolvimento pessoal, enriquecimento de currículo além de possuir curta duração.

Posso cursar mais de um curso livre simultaneamente?

Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.

Os cursos têm horário para acesso?

Você poderá acessar seu curso durante o período contratado, conforme sua disponibilidade de tempo, ou seja, de segunda a domingo e a qualquer horário.

Existe escolaridade mínima para fazer um curso livre?

Segundo o Decreto Presidencial N° 5.154 de 23 de julho de 2004, os cursos livres não exigem formação específica para cursá-los, porém a instituição de ensino ofertante irá determinar a qual público o curso é direcionado, conforme os pré-requisitos mínimos necessários para melhor aproveitamento do mesmo.

O curso livre possui material didático?

Sim, todos os cursos livres ofertados possuem material didático no formato PDF e está disponível para download.

Os cursos livres são aceitos como carga horária para as Atividades Complementares de cursos de graduação?

Alguns cursos livres podem servir para completar a carga horária exigida nas Atividades Complementares Obrigatórias dos cursos de graduação. Verifique junto a sua Instituição de Ensino: regras, normas ou manual das Atividades Complementares.

2. MATRÍCULA E PAGAMENTO

Quando posso realizar a matrícula em um curso livre?

Basta acessar o site http://urci.org.br e realizar a aquisição do curso desejado, informando os dados pessoais solicitados.

Quais são as formas de pagamento?

Boleto bancário.

Após a confirmação da matrícula, quando terei acesso ao portal do estudante?

As Orientações Iniciais para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) serão enviadas por e-mail logo após a compensação do pagamento da matrícula. A compensação do pagamento pode ocorrer em até 72 horas.

Fiz o pagamento e ainda não recebi a confirmação da minha matrícula e/ou dados de acesso, como devo proceder?

Os dados de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem serão enviados por e-mail logo após a compensação do pagamento da matrícula. Verifique sua caixa de lixo eletrônico/spam, pois a mensagem pode estar nessa caixa. Se após 72 horas da realização do pagamento você não recebeu por e-mail as Orientações Iniciais para acesso ao curso, por gentileza, entre em contato com a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

Não resido no Brasil, como efetuo o pagamento?

O pagamento poderá ser efetuado via PayPal, com uma taxa de acréscimo de 7% ao valor da compra. Consulte a Secretaria Geral para orientações.

Paguei pelo curso, porém não poderei fazê-lo no período oferecido. O que pode ser feito?

Neste caso entre em contato com a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

Imprimi o boleto e perdi o que devo fazer?

O boleto poderá ser reimpresso pelo estudante, sem necessidade de entrar em contato com a Secretaria Geral, basta acessar novamente em “dados acadêmicos/ficha financeira” e solicitar emissão do boleto.

Esqueci de pagar o boleto na data do vencimento, posso pagar o boleto com data vencida, o que devo fazer?

Os boletos podem ser pagos em qualquer banco mesmo após o vencimento, não sendo obrigatória a atualização do boleto.

3. ACESSO AOS CURSOS

Minha senha está correta e não consigo entrar no curso, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

Esqueci a senha, o que eu faço?

Informe a Secretaria Geral via e-mail: atendimento@urci.org.br

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

É um sistema ou software que proporciona a gestão e disponibiliza os conteúdos didáticos dos cursos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA faz uso de ferramentas metodológicas para promover a interação entre estudantes, professores e seus pares, favorecendo ainda a compreensão e assimilação dos conteúdos.

4. METODOLOGIA

Qual a metodologia de ensino dos cursos livres?

A metodologia de ensino ofertada em nossos cursos livres é diversificada e apresenta um percurso de aprendizagem com recursos adequados a todos os perfis de estudantes. Faz uso das ferramentas da EaD, tais como: web conferência ou webinar, fórum (ou lista de discussão), infográficos, quiz, podcast, vídeos, atividades de aprendizagem, dentre outras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, confiança, compreensão e assimilação dos conteúdos, assim como, a interação entre professores, estudantes e o ambiente de aprendizagem.

5. AVALIAÇÃO

Os cursos livres tem avaliação?

Não há avaliação, mas o estudante deverá responder a todas as atividades de aprendizagem propostas no curso para ter direito a emissão do certificado de conclusão. As atividades de aprendizagem não geram conceito final ou nota final, de modo que o certificado comprova a participação e carga horária total do curso.

Quando eu posso realizar as atividades de aprendizagem?

Poderá realizar as atividades de aprendizagem durante o período contratado do curso, que corresponde a 70 dias consecutivos contados a partir da compensação do pagamento da matrícula.

A compensação do pagamento ocorre na mesma data que o estudante recebe e-mail da URCI com as Orientações Iniciais para acesso ao curso.

6. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Quais são as condições para certificação dos cursos livres?

O certificado de conclusão do curso livre é emitido pelo estudante, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Estará disponível para emissão desde que o estudante tenha participado de todas as atividades de aprendizagem propostas no curso.

Existe algum valor a ser pago para emissão do certificado?

Não há nenhum valor adicional para emissão de certificado, no entanto o certificado só estará disponível para emissão, desde que o estudante tenha participado de todas as atividades de aprendizagem propostas no curso.

Não conclui as atividades de aprendizagem e o período contratado finalizou. O que devo fazer para conseguir o certificado de conclusão?

Os estudantes poderão contratar período adicional para conclusão do curso. O período adicional compreende 20 dias consecutivos e a taxa é de R$20,00. Os interessados deverão solicitar a contratação de período adicional via e-mail: atendimento@urci.org.br.

7. ASPECTOS LEGAIS

Quem vai certificar o curso livre que eu fiz?

IRCEPE – INSTITUTO ROSE-CROIX DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

CNPJ 05.834.175/0001-18

O funcionamento de cursos livres é previsto na legislação do país?

Sim, o Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004) constitui a base legal de validade desses cursos. Esse decreto estabelece que cursos livres são uma modalidade de educação não formal, de duração variável, que pode ser ofertado na modalidade presencial ou a distância.

8. OUTRAS DÚVIDAS

Ainda com dúvidas?

Envie um e-mail para: atendimento@urci.org.br e responderemos em breve para você ou se preferir ligue para: (41) 3351-3027.