Siga-nos:
CINEMA E MISTICISMO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA

CINEMA E MISTICISMO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA

NOME DO CURSO: CINEMA E MISTICISMO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA

PROFESSOR: Dr. Adílio Jorge Marques

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7617994755277783

CARGA HORÁRIA: 15 horas

MATRÍCULAS A PARTIR DE JAN/21

INVESTIMENTO: R$49,90 (parcela única).

SINOPSE

O cinema, mais do que uma fonte histórica, é também um agente capaz de não só ressignificar a percepção da realidade histórica, como também de atuar sobre ela modificando-a.

O elemento emocional contido nos filmes, que para muitos pode ser um empecilho na análise objetiva dos assuntos históricos, não desaloja o racional, redefine-o.

O filme transcende os aspectos intrínsecos da gramática cinematográfica, possibilitando o acesso e a formação de um conhecimento que pode não estar presente no processo tradicional de análise histórica, tais como o empregado na discussão de documentos escritos e textos de outras naturezas.

Nesse sentido, cinema e história se influenciam mutuamente. A proposta do curso é trabalhar a metodologia para a análise da relação cinema e história aplicada a filmes com temáticas místicas/esotéricas/religiosas.

O curso disponibiliza material didático em PDF, além de textos que versam sobre a metodologia da relação cinema e história. As aulas serão acompanhadas de uma relação de filmes, tanto de ficção quanto documentários, e que tenham em seus argumentos algum tema de ordem mística/esotérica/religiosa. Ao longo das aulas serão apresentados trechos dos filmes selecionados que serão analisados.

O curso será ministrado pelo professor Dr. Adílio Jorge Marques, com pós-doutorado em História, professor renomado, pesquisador e autor de vários livros. A sua formação acadêmica, percurso profissional e entusiasmo pelo que faz torna o curso mais envolvente, além do conteúdo rico e significativo.

CONTEÚDO

Filme: O Golem  

Direção: Carl Boese, Paul Wegener  

Ano: 1920  

Sinopse: O Golem, mito de uma lenda judáica, é um ser de barro que ganha vida quando um mago usa a mágica de um antigo livro da Cabala. O monstro de barro, foi criado para proteger os judeus dos ataques anti-semitas. Este filme influenciou vários filmes de Hollywood, especialmente Frankestein.  

Filme: O Horizonte Perdido  

Direção: Charles Jarrott  

Ano: 1973  

Sinopse: Durante uma tempestade, um avião cai em algum lugar do Himalaia. Em busca de ajuda, os sobreviventes acabam encontrando um mundo estranho e maravilhoso chamado Shangri-la, onde existe a eterna juventude e a felicidade plena.  

Filme: O Homem que queria ser rei  

Direção: John Houston  

Ano: 1975  

Sinopse: Enquanto a Índia era dominada pelos colonizadores ingleses, dois ex-soldados britânicos decidem explorar os países ao redor. Os destemidos Peachy Carnahan (Michael Caine) e Daniel Dravot (Sean Connery) viajam para o Kafiristão, onde pretendem conquistar o sucesso e viver como reis.  

Filme: Encontros com homens notáveis  

Direção: Peter Brook  

Ano: 1979  

Sinopse: Esta obra fantástica iniciática do Esoterismo Oriental e Ocidental, narra a vida do mestre Gurdjieff, considerado um dos maiores espirituais tanto do oriente quanto do ocidente, unindo tradições da Yoga e Sufismo. Esse filme raro mostra sua vida, os Mestres do Caminho com cenas de profundo significado espiritual, a senda dos antigos mestres Panishas, os músicos que dominam as notas do universo, a busca pelo verdadeiro sentido da vida e os perigos do caminho.  

Filme: História do ocultismo Nazista  

Direção: Tracy Atkinson Joan Baran    

Ano: 1998  

Sinopse: Heinrich Luitpold Himmler foi o líder de um grupo de soldados nazistas conhecidos como o SS. Este exclusivo exército baseava seus princípios no ocultismo, a passada glória da Alemanha e a pureza da raça ariana. O documentário traz uma ampla visão sobre a relação entra o Nazismo e as ciências ocultas. 

Filme: Samsara  

Direção: Ron Fricke  

Ano: 2011  

Sinopse: Samsara explora as maravilhas de nosso mundo, desde o mundano ao divino, procurando adentrar à insondável espiritualidade e experiência humana. Diferente de um documentário tradicional ou um filme de viagem, Samsara assume a forma de uma meditação guiada não-verbal.  

Filme: Awake: a vida de Yoganada  

Direção:  Paola di FlorioLisa Leeman  

Ano: 2014  

Sinopse: A vida de Yogananda, autor do clássico “Autobiografia de Yogi”. Na década de 20, ele trouxe a espiritualidade hindu para o Ocidente, pregando a fuga da opressão do ego humano e da ilusão do mundo material. Além de materiais de arquivo, o filme, gravado ao longo de três anos, conta com a participação de grupos ao redor do mundo para demonstrar a importância desta figura para yoga, religião, ciência e, principalmente, para a humanidade.  

PÚBLICO-ALVO

Destinado a todas as pessoas interessadas no tema, sejam professores ou profissionais das diversas áreas.

Certificado

Certificação de conclusão do curso livre – mediante 75% de conclusão das atividades propostas.

 

PERGUNTAS FREQUENTES
CURSOS LIVRES

O que são cursos livres?

Curso livre é um curso de menor duração que visa complementar uma qualificação profissional ou propiciar desenvolvimento pessoal em alguma área específica.

Como são ofertados os cursos livres?

Os cursos que ofertamos são na modalidade EaD, com seu desenvolvimento totalmente online. O curso acontece pela internet, disponibilizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o estudante acessa os conteúdos, assiste as videoaulas e realiza as atividades propostas pelos professores.

Qual a duração dos cursos livres?

A duração dos Cursos Livres é variável, pois, para cada curso possui uma carga horária e um prazo para conclusão (início e término).

No site, nas informações sobre os cursos, você também localizará a carga horária. Consulte http://urci.org.br/

Por que fazer um curso livre a distância?

O formato EaD proporciona flexibilidade aos estudos, pois o estudante pode acessar os conteúdos e assistir as aulas em qualquer horário e local, dentro do prazo de oferta do curso, conforme seu tempo disponível, podendo conciliar seus estudos com as demais atividades cotidianas. O curso contribui como complemento de qualificação e/ou atualização profissional, bem como no desenvolvimento pessoal, enriquecimento de currículo além de possuir curta duração.

Posso cursar mais de um curso livre simultaneamente?

Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.

Os cursos têm horário para acesso?

Não, você pode acessar seu curso durante o período previsto no cronograma – data de início e término – durante 24 horas por dia, 7 dias por semana ininterruptos.

Existe escolaridade mínima para fazer um curso livre?

Segundo o Decreto Presidencial N° 5.154 de 23 de julho de 2004, os cursos livres não exigem formação específica para cursá-los, porém a instituição de ensino ofertante irá determinar a qual público o curso é direcionado, conforme os pré-requisitos mínimos necessários para melhor aproveitamento do mesmo.

O curso livre possui material didático?

Sim, todos os cursos livres ofertados possuem material didático no formato PDF e esta disponível para download.

Os cursos livres são aceitos como carga horária para as Atividades Complementares de cursos de graduação?

Alguns cursos livres podem servir para completar a carga horária exigida nas Atividades Complementares Obrigatórias dos cursos de graduação. Verifique junto a sua Instituição de Ensino: regras, normas ou manual das Atividades Complementares.

Quando posso realizar a matrícula em um curso livre?

Basta acessar o site http://urci.org.br e realizar a aquisição do curso desejado, informando os dados pessoais solicitados. 

Quais são as formas de pagamento?

Boleto bancário.

Após a confirmação da matrícula, quando terei acesso ao portal do estudante?

Os dados de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem serão enviados por e-mail, no prazo de até 72 horas antes do início do curso.

 

Fiz o pagamento e ainda não recebi a confirmação da minha matrícula e/ou dados de acesso, como devo proceder?

Os dados de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem serão enviados por e-mail, no prazo de até 72 horas antes do início do curso. Verifique sua caixa de lixo eletrônico/spam. Se após esse prazo você não receber por e-mail esses dados de acesso, por gentileza, entre em contato com a Secretaria Geral.

Não resido no Brasil, como efetuo o pagamento?

O pagamento poderá ser efetuado via PayPal. com uma taxa de acréscimo de 7% ao valor da compra. Consulte a Secretaria Geral para orientações.

Paguei pelo curso, porém não poderei fazê-lo no período oferecido. O que pode ser feito?

Neste caso entre em contato com a Secretaria Geral.

Imprimi o boleto e perdi o que devo fazer?

O boleto poderá ser reimpresso pelo estudante, sem necessidade de entrar em contato com a Secretaria Geral, basta acessar novamente em “dados acadêmicos/ficha financeira” e solicitar emissão do boleto.

Esqueci de pagar o boleto na data do vencimento, posso pagar o boleto com data vencida, o que devo fazer?

Os boletos podem ser pagos em qualquer banco mesmo após o vencimento, não sendo obrigatória a atualização do boleto.

Minha senha esta correta e não consigo entrar no curso, como devo proceder?

Entre em contato com a Secretaria Geral para que o problema seja avaliado.

Esqueci a senha, o que eu faço?

Logo abaixo do local para inserir o login e senha você irá visualizar um botão de nome “Esqueceu a senha?”, clique nele e será orientado.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

É um sistema ou software que proporciona a gestão e disponibiliza os conteúdos didáticos dos cursos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA faz uso de ferramentas metodológicas para promover a interação entre estudantes, professores e seus pares, favorecendo ainda a compreensão e assimilação dos conteúdos.

Qual a metodologia de ensino dos cursos livres?

A metodologia de ensino ofertada em nossos cursos livres é diversificada e apresenta um percurso de aprendizagem com recursos adequados a todos os perfis de estudantes. Faz uso das ferramentas da EaD, tais como: web conferência ou webinar, fórum (ou lista de discussão), infográficos, quiz, podcast, vídeos, atividades de aprendizagem, dentre outras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, confiança, compreensão e assimilação dos conteúdos, assim como, a interação entre professores, estudantes e o ambiente de aprendizagem. 

Os cursos livres tem avaliação?

Não há avaliação, mas para emissão do certificado de conclusão o estudante deverá responder a 75% das atividades propostas no decorrer do curso, o que atestará seu aproveitamento e frequência.

Quando eu posso realizar as atividades de aprendizagem?

Entre o período de início e término do curso, ou seja, as atividades de aprendizagem não fecharão até a conclusão do curso.

Como irei receber o certificado de conclusão do curso livre?

Os certificados de conclusão dos cursos livres serão emitidos pela plataforma após o fechamento do curso, desde que o estudante tenha executado 75% das atividades de aprendizagem propostas.  

Para emissão do certificado existe algum valor a ser pago?

Não. No valor do curso está incluso o certificado, desde que o estudante tenha concluído os 75% das atividades de aprendizagem dentro do período normal de conclusão do curso.

Não conclui 75% das atividades de aprendizagem, o que devo fazer para conseguir o certificado de conclusão?

A Secretaria Geral divulgará o período em que o curso será reaberto possibilitando assim a conclusão das atividades. Os estudantes interessados deverão solicitar à Secretaria Geral sua inscrição nesse novo período mediante requerimento via Portal do Aluno e pagamento de uma taxa de R$15,00 (quinze reais).

Mas atenção, o pagamento dessa taxa é só para os estudantes que não concluíram os 75% das atividades de aprendizagem dentro de período normal de conclusão do curso e desejam o certificado.

Quem vai certificar o curso livre que eu fiz?

IRCEPE – INSTITUTO ROSE-CROIX DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

CNPJ 05.834.175/0001-18

O funcionamento de cursos livres é previsto na legislação do país?

Sim, o Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004) constitui a base legal de validade desses cursos. Esse decreto estabelece que cursos livres são uma modalidade de educação não formal, de duração variável, que pode ser ofertado na modalidade presencial ou a distância.

Ainda com dúvidas?

Envie um e-mail para: atendimento@urci.org.br e responderemos em breve para você ou se preferir ligue para: (41) 3351-3027.